30O Seminário “Articulando Políticas Públicas e Integrando Ações no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, ação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS), Ministério Público de MS (MPMS) e o Projeto Nova, visa apresentar temáticas pontuais sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que fazem parte do cotidiano da assistência social e que envolvem diversos segmentos públicos e privados. A ação acontece nesta quarta-feira (18), a partir das 8h no auditório da Governadoria, na Capital.

Com direito a certificado, as inscrições para o seminário podem ser realizadas pelo site http://www.cursos.ms.gov.br/EscolaSuas. Segundo a Superintendência da Política de Assistência Social (Supas) e a Coordenadoria de Proteção Social Especial (CPSE) da Sedhast, o seminário também tem como objetivo promover o acesso às informações, possibilitando a identificação das violações de direitos e proporcionando ações de prevenção e incentivando as denúncias e encaminhamentos aos órgãos competentes.

A Supas reforça que diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual.

Como forma de trabalho, a superintendência ressalta ainda a importância da ação em rede via Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que são unidades públicas da assistência social, que funcionam como porta de entrada para o encaminhamento e atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados, dentre essas, crianças e adolescentes.

O Seminário

No período matutino, “Crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes”, tendo como palestrante Ana Lara Camargo de Castro, procuradora de Justiça do Ministério Público de MS será o tema central da discussão.

À tarde, a partir das 13h30, será abordado o tema “Escuta Especializada e Depoimento Especial”, ministrado por Elizabete Anache, desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Durante o seminário também haverá o lançamento do livro “Estrelas na Cabana”, com a participação da desembargadora Elizabete Anache e das autoras do livro, Viviane Vaz e Débora Amaro, representantes do Projeto Nova.

Leomar Alves Rosa, com informações da Supas/CPSE/Sedhast

Arte: Laucymara Ajala

COMPARTILHAR