Em seu primeiro ano de participação, o Laboratório Central de Maracaju obteve o certificado de desempenho “excelente” emitido Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), referente aos resultados aferidos em 2019.

A certificação máxima comprova a eficácia das análises laboratoriais, a precisão nos laudos emitidos e a qualidade dos serviços prestados na unidade.

O laboratório realizou mais de 190 mil exames no ano de 2019, nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Urinálise, Imunologia, Parasitologia e Microbiologia. A unidade, que faz parte da Secretaria da Saúde, conta com 19 servidores públicos municipais (bioquímicos, biomédicos, técnicos de enfermagem e laboratório e atendentes de saúde), tendo o farmacêutico Fernando Hernandes como Coordenador e Responsável Técnico.

O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), vinculado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, é responsável pela avaliação e certificação de mais de 5.200 laboratórios no país, incluindo unidades públicas e particulares.O Controle Externo da Qualidade ou Ensaio de Proficiência – PRO-EX, oferecido pelo PNCQ, é um controle obrigatório previsto pela RDC 302/2005 da Anvisa e é também um elemento fundamental para garantia da qualidade do laboratório clínico moderno. “O controle é como se fosse uma prova de avaliação das unidades participantes. Todos os meses, o PNCQ envia aos laboratórios diversos exames para análise, sem informar laudo, materiais biológicos ou qualquer resultado. Após realizar os testes, o laboratório encaminha os resultados dos exames de volta ao PNCQ, que será responsável pela verificação do índice de acertos. Caso o laboratório obtenha um porcentual de acertos acima de 80% na avaliação mensal, e por 12 meses consecutivos, ele receberá a classificação de “Excelente”, como foi o caso do Laboratório Central, que obteve média acima de 96% de acertos, no ano de 2019”, explica Fernando.

Fernando finaliza enfatizando que os bons resultados são frutos da dedicação e empenho de toda a equipe do Laboratório Central e da Secretaria de Saúde. “Somos o terceiro laboratório público municipal do Estado de Mato Grosso do Sul a conseguir a certificação do PNCQ. Agradeço imensamente à equipe do Laboratório Central e a todos os envolvidos na realização deste projeto, pois estamos sempre pensando no melhor para a população de Maracaju”.

Secretária de Saúde Elvirana Luchiarai, parabenizou a equipe pela conquista de excelência, as máquinas e equipamentos e os investimentos são importantes, mas uma equipe de qualidade e competente é que faz a diferença, disse Elvirana.

Falando em nome da Câmara O presidente Helio Albarelo parabenizou a equipe pela conquista, o prefeito pela administração e frisou, onde vai pelo estado as pessoas perguntam qual o segredo de Maracaju. Respondo que o segredo é competência, transparência e uma administração preocupada com o ser humano, é isso que faz o prefeito Maurílio valoriza as pessoas. Disse Hélio.

Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja disse que saúde não se faz com discurso, mas com trabalho e investimento. “investimos muito na saúde, em equipamentos e material, mas, investimos também em qualificação de pessoal, e se somos referência em qualidade e graças a competência e dedicação de uma equipe, ninguém faz nada sozinho, somos uma equipe, trabalhamos em parceria e com parceiros certo, e por isso o resultado aparece, e, quem ganha é a população”, disse Maurílio, que concluiu parabenizando a todos e dizendo que o resultado é fruto da somatória de esforços.

COMPARTILHAR