petrobras escandalo (2)

Andrade Gutierrez é acusada de desvios na Petrobras – PF vai apurar participação

Por Rosângela Roms

Nessa próxima semana a polícia federal irá abrir um inquérito para apurar a participação da construtora Andrade Gutierrez no esquema de corrupção na Petrobras.

Ao longo da operação Lava Jato, foi citada em alguns depoimentos colhidos durante da operação, porém até o momento a construtora não consta no rol de investigadas pelo esquema.

Existe um chamado “clube”, formado por pelo menos 16 grandes construtoras suspeitas de participar do cartel que atuava nas obras da estatal, com fraude em licitações e pagamento de propina a agentes públicos cuja a empreiteira é apontada como uma das integrantes.

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa (abastecimento) confessou, numa das etapas de sua delação premiada, que recebeu propina da Andrade Gutierrez.

Foi afirmado por Costa, que no primeiro momento, os valores pagos ilegalmente pela empreiteira eram recolhidos pelo doleiro Alberto Youssef e tinham como destino final o PP (Partido Progressista).

“Costa acusa que mesmo depois de ganhar algum contrato no âmbito da diretoria de abastecimento, custava a depositar o valor devido ao PP(…)”

De acordo com o ex-diretor, a partir de 2008 ou 2.009, coube ao lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano e acusado de atuar em favor do PMDB, começar o recebimento da propina da Andrade Gutierrez.

Relatou ele que “os valores pagos por aquela empreiteira passariam a ser destinados ao PMDB, que tinham em Fernando Soares seu operador”.

Paulo Roberto diz que Baiano tinha um negócio em comum com o presidente da Holding, Otávio Azevedo. Qual seria a relação entre ambos não foi detalhada por ele.

Numa das levas da delação premiada de Paulo Roberto Costa enviadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) à primeira instância da justiça , consta um depoimento específico sobre a Andrade Gutierrez, conforme escreveu a Polícia Federal no documento. Até agora não veio a público esse termo.

Lucro

Youssef também acusou a empreiteira de ter se beneficiado do esquema de corrupção na Petrobras além do ex-diretor da Estatal.

A construtora não foi alvo da sétima etapa da operação lava jato, deflagrada em novembro, por que só agora os investigadores reuniram elementos suficientes para abrir um inquérito contra a Andrade Gutierrez.

Naquela ocasião, cumpriu-se diversos mandatos de busca e apreensão em endereços das empreiteiras e de seus dirigentes , além de vários executivos presos pela Polícia Federal.

Lembrando que a holding teve lucro líquido de R$: 436 milhões em 2.013, a Andrade Gutierrez está entre as maiores empresas do país,. Com foco principal voltado à construção civil.

ZapNews : Aqui a notícia é rápida!
Andrade Gutierrez é acusada de desvios na Petrobras – PF vai apurar participação
Fonte: ZapNews

COMPARTILHAR