No inverno os cuidados com os animais de estimação devem ser redobrados, assim como os humanos os animais também podem ficar gripados e também ter tosse canina.

O ‘‘Jornal Maracaju Hoje’’ entrevistou o médico veterinário Mitsuhiro Tsuji da Clinivet em Maracaju que contou como tratar e os cuidados básicos para proteger seu animal de estimação dessa e outros malefícios que ocorrem no inverno.

Também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina ou traqueíte, a tosse dos canis é uma das doenças mais comuns entre os cachorros. Além dos sintomas serem muito parecidos com a gripe humana, ela é considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para as pessoas.  É altamente contagiosa e a incidência aumenta em climas frios.

Jornal Maracaju Hoje – Quais os cuidados no inverno para com os nossos animais de estimação?

Mitsuhiro Tsuji –  O grande problema é na madrugada aonde o cachorro que esta deitado no quentinho, geralmente dentro da casinha ouve um barulho e sai no sereno no frio para cuidar da casa e volta a deitar, então esse esquenta e esfria abaixa a imunidade, aonde o cachorro fica gripado e começa com uma tosse ou coriza, isso é comum em cães. Quando tem mais de um cachorro em casa tem uma vacina para gripe que aplicada em todos os cães que previne os cachorros da tosse canina. Em casa pode agasalhar os cachorros, mas nem todos aceitam.

JMH – Quais os sintomas da tosse canina?

Mitsuhiro Tsuji  – Geralmente começa com um resfriado, uma coriza em seguida vômitos, tosse

JMH – Qual o tratamento nesse caso?

Mitsuhiro Tsuji  – Primeiramente procurar um médico veterinário, que vai ver se precisa tomar só o anti-inflamatório nestes casos geralmente também colocamos um antibiótico. Se não procurar o tratamento adequado acaba debilitando muito o animal podendo até levar a óbito.

JMH – Quais as outras doenças que podem surgir com o inverno?

Mitsuhiro Tsuji  – Temos também a cinomose que aproveita da imunidade baixa do animal. Se for no início tem grandes chances de recuperação e para evitar apenas com vacina de boa qualidade juntamente com um profissional qualificado para aplicação.

Paola Loureiro

Fonte: Maracaju Hoje

COMPARTILHAR