60 anos de Rotary – Fatos marcantes

Há 60 anos, diversos fatos marcaram o ano de 1959. Um ano bem peculiar na história do Brasil e do mundo. Foi precisamente em 1959 que a cirurgiã-dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich cansada de ter o ralo da pia sempre entupido inventou o Escorredor de Arroz. Ruth e Elliot Handler (fundadores da empresa Mattel) apresentam ao mundo a Barbie, a boneca mais vendida no mundo. Em 1959, ocorre a Revolução Cubana com o líder da revolução, Fidel Castro, tornando-se presidente de Cuba. Começou também a Guerra do Vietnã.

A União Soviética lança no espaço a primeira nave com destino a Lua e os estúdios Disney lançam o longa metragem A Bela Adormecida, clássico dos desenhos animados.

Também um 1959 temos o nascimento da Hortência, rainha do basquete, de Milton Leite, jornalista e locutor esportivo e do Gugu Liberato, apresentador de televisão.

A NASA é criada, por uma lei que dá milhões de dólares ao programa espacial americano. E enquanto era inaugurada a ponte aérea Rio-São Paulo, o primeiro Fusca nacional estava saindo da linha de produção e um engenheiro sueco criava um dispositivo que acabaria salvando milhões de vida mundo afora, o cinto de segurança de três pontos.

Mas, nenhum desses acontecimentos tem a relevância e importância para a cidade de Mirandópolis e para o Distrito 4470 de Rotary International, quando aquela reunião de apenas duas pessoas em que compareceu um jovem advogado chamado Antonio Duenhas Monreal.

O Rotary Club de Mirandópolis estava praticamente em vias de ser fechado. Nesta reunião ficou decidido que Monreal seria o novo presidente do clube com a difícil missão de arregimentar novos associados e fazer reviver o clube. Em pouco tempo, devido a credibilidade e esforço pessoal, Monreal trouxe diversos novos companheiros que com sangue novo revitalizaram o clube tornando-o atraente para os novos associados e principalmente cumprindo o seu papel social perante a sociedade mirandopolense.

Monreal passou por todas as comissões dentro do Rotary Club de Mirandópolis e em 01/07/1979 tomou posse como Governador do Distrito 4470, ficando no mandato até 30/06/1980.

Agora, no ano de 2019, completando 60 anos de serviços rotários foi devidamente homenageado pelos companheiros do seu clube em um delicioso jantar onde também compareceram diversos integrantes do Colégio de Governadores e também o atual Governador Marcos Aurélio Vinholi que o presenteou com uma placa onde o agradece pelo seu pioneirismo, perseverança e relevantes serviços prestados ao Distrito 4470 e ao Rotary International.

E que venham mais 60 anos!!!

Informações: Comissão Distrital de Imagem Pública

Jornalista: Paulo Cesar Maia da Cruz (Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública)

COMPARTILHAR